segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SPDATA proporciona um Natal encantado às crianças


Editorial

Então é Natal e o que você fez? Aqui na SPDATA nós compartilhamos o nosso melhor com quem tem menos. Compartilhamos amor e carinho com as crianças das duas creches, Raio de Sol e Estrelinhas do Futuro, apadrinhamos os meninos e meninas que expressaram em seus rostinhos a gratidão. Para nós, todos nós foi lindo ver o sorriso daquelas crianças que receberam presentes e o abraço dos “papais noeis” da nossa empresa. Pedimos a Deus que retribua todo o carinho e amor a vocês, caros colaboradores. Sua ajuda foi essencial, pois levamos a esperança de dias melhores para as crianças, professores e diretoria das creches.
 Agradecemos em especial à comissão da solidariedade: Camila, Michele, Polyana, Suely, Fernanda, Bete, Anadilson, Walter e Sander que nos representou na Creche Raio de Sol( 15/12). E também aos ilustres colaboradores que se dispuseram a manter o sonho infantil das crianças e vestiram-se de Papai Noel. Nosso obrigado: Wagner, Eliezer e Tião, vocês com certeza mantiveram por mais um ano a magia e inocência de ser criança.
Para nós da diretoria da SPDATA a responsabilidade social com quem tem menos está apenas no começo, em 2012 continuaremos a retribuir toda a prosperidade que Deus nos proporcionou que tivéssemos a frente da SPDATA.
Mais uma vez, muitíssimo obrigado a todos os colaboradores que nos ajudaram a realizar o melhor Natal das Creches Raio de Sol e Estrelinha do Futuro.
Feliz Natal e um 2012 com Saúde, Harmonia, Prosperidade e muita Luz.

 Creches  Raio de Sol e Estrelinha do Futuro receberam Papai Noel

“Criança feliz, que vive a cantar. Alegre embalar seu sonho infantil” inspiramos na valsa chamada Canção da Criança, composta por Francisco Alves e René Bittencourt da década de 50. Para expressar o quanto nós, todos nós da SPDATA acertamos ao propor o Natal nas Creches Raio de Sol e Estrelinha do Futuro. Passamos dois dias de intensa alegria, diversão, e emoção com as crianças. Cada uma do seu jeito, cada uma com uma historinha de vida para contar, cada uma que estava nas creches nos cativaram pela doçura, formosura, sonho infantil e seu lado mágico: autenticidade. A diretoria da SPDATA ofereceu aos pequeninos uma festa de Natal regada a cachorro quente, refrigerante, pipoca, algodão doce, brigadeiro e os presentes que juntos compramos para fazer a alegria dos baixinhos. Levamos também o Papai Noel que se dispôs a brincar e tirar fotos abraçando os meninos e meninas. Para o diretor da empresa, Mário Lonczynski, passar o dia com as crianças foi um presente de Deus. “ A sensação e alegria de ver o sorriso naqueles rostinhos não tem  dinheiro no mundo que pague, foi maravilhoso poder oferecer o Natal para as crianças”, afirmou. “Estou com o coração leve, de dever cumprido, de alma lavada, o que fizemos em comunhão foi sinônimo do que expresso em meus dias à frente da SPDATA fazer o bem sem olhar a quem, retribuir o que Deus permitisse que conquistássemos. Agradeço a todos os colaboradores, por terem abraçado a nobre causa da empresa”, destacou.

 Expectativa imensa
Segundo Rosemary Soares, diretora da Creche Raio de Sol, a expectativa das crianças era imensa. “Aguardávamos ansiosos por esta manhã, aqui na creche nos mobilizamos para que as crianças pudessem participar deste dia especial, não teríamos condições financeiras para oferecer um Natal com presentes”, disse. “Agradecemos imensamente o comprometimento da SPDATA, que trouxe a alegria para nossas crianças, vocês com certeza, chegaram na hora certa, no momento certo, a direção da creche agradece muito o amor, carinho e solidariedade de vocês. Que Deus os abençoe muito”, afirmou emocionada a diretora da creche.

Senhora do Destino doa seu amor às crianças
Shirley é daquelas mulheres que traçam seu destino, ela foi predestinada por Deus para ajudar ao próximo. Sozinha criou os filhos, e ergueu em sua própria casa, o espaço onde funciona a creche Estrelinhas do Futuro, para ajudar os pais e familiares que não tinham onde deixar as crianças para que pudesse buscar o sustento para a família.  Ela não é estrela de TV ou cinema, não é a Helena, nem a Maria do Carmo dos autores globais, nunca ganhou um prêmio, nunca foi celebridade, nunca teve glamour. Mas ela a Shirley de Jesus Garcia que conhecemos é a verdadeira Senhora do Destino, mesmo sem dinheiro ou título buscou para si, a responsabilidade de ajudar quem realmente precisa. Para nós, Shirley é mulher Fênix, que nasce e renasce das cinzas e se ergue mais forte para levar amor, carinho e pão a 135 crianças da creche Estrelinhas do Futuro diariamente.
Segundo a diretora da Creche Estrelinha do Futuro, Shirley de Jesus Garcia, o Natal das crianças tem sentimento de dever cumprido, um sonho compartilhado. “Estou muito feliz com o carinho que a direção da empresa, teve conosco neste Natal. É o melhor de todos os anos, agradeço a Deus por vocês compartilharem conosco a boa vontade e possibilitarem oferecer presentes de qualidade as minhas crianças”, afirmou.
Maior sonho
“Se eu pudesse pedir a Papai Noel um presente, pediria que todas as crianças da creche tivessem uma família que os amasse incondicionalmente. E se Deus me perguntasse o meu sonho: eu pediria a ele condições financeiras para montar um clube escola para oferecer Educação e Lazer a todas às crianças. Mas, como é um sonho quase impossível, peço a ele que me dê a sabedoria dele para fazer o que é correto”, afirmou com a voz embargada.
                                                                                                                  Fotos: Michele Caroline















terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Emoção, talento, missão cumprida Resultado de um ano altamente positivo


A festa de confraternização da SPDATA teve momentos de alegria e emoção, mais uma vez a empresa proporcionou aos colaboradores fartura, requinte, alegria, descontração e homenagens aos talentos revelados durante o ano de 2011. Um dos pontos altos da festa foi à apresentação do grupo teatral, Mensageiros do Rei que levaram mensagem de agradecimento aos grandes serviços prestados dos colaboradores a empresa. “Já faz muito tempo que no reino da SPDATA vivem súditos fiéis e competentes. Aqui, damas e cavalheiros se destacam, pois com garra e disposição conseguem novas e mais metas alçar. E assim, a cada dia, o grande reino da SPDATA, torna-se mais forte, mais influente. Pois grandes reinos se fazem com grandes ideias, com pessoas dinâmicas, dispostas, decididas, pessoas que durante o dia a dia de trabalho, conseguem de grão e grão erguer uma empresa e manter seu trabalho por quase 25 anos”, declamaram. Outro ponto alto foi à entrega dos troféus SOUSPDATA 2011, que revelou talentos e confirmou alguns já destacados. Os agraciados foram: Rodrigo César de Araújo,  Implantação; Marco Aurélio, Administrativo; José Márcio Garcia, Atendimento; Eliezer Lonczynski, SAT; Idelberto Ferreira Couto, Projeto de Desenvolvimento; Ely Tavares, Atendimento; Polyana Carvalho, Comercial; Miguel Arcanjo, SAC e Romilton Gonçalves Dias, Capacitação.  A festa foi realizada num aconchegante Buffet na região da lagoa da Pampulha, onde teve boate e um inusitado cantinho das fotografias mais descontraídas. Forte emoção foram às palavras do diretor Mário Lonczynski ao falar sobre a grata surpresa que a comissão de festa da empresa preparou ao contratarem o grupo Mensageiros do Rei. “Senti uma emoção profunda ao assistir a apresentação deles, a mensagem que passaram é exatamente a que propomos no ano que vai iniciar, fidelizar nossos clientes é o nosso objetivo, nossa bandeira, nossa causa maior em 2012”, afirmou.

 A trajetória
O diretor relembrou o início da empresa, a vinda dos três irmãos e o melhor amigo, para uma terra distante, com o intuito de desbravar, vencer, ousar e implantar nas terras dos diamantes as soluções SPDATA.  “Minas Gerais é uma terra muito boa, que nos acolheu com as mãos abertas  nos  ofereceu a oportunidade que precisávamos para mostrar nosso trabalho. Todas as vezes que faço uma análise de que tudo que passamos, concluo que esta terra abençoada nos ofereceu algo a  mais, para nós da diretoria é motivo de orgulho e agradecimento ao povo mineiro que sabiamente acreditaram na qualidade do nosso trabalho”, enfatizou.
Os talentos revelados
“Sem sombra de dúvida, todos os colaboradores que receberam o Troféu SOUSPDATA mereceram a homenagem que preparamos, é claro, que a empresa tem muitos talentos que vão se revelando dia a dia. Parabéns aos talentosos”, afirmou o diretor.
Momentos de diversão  e reflexão
“A festa foi do início ao fim excelente, foram momentos de alegria, descontração, emoção e muita diversão. Muito bom ver o sorriso estampado nos rostos de nossos colaboradores e seus familiares. O que nos remete de que vale a pena prestar um serviço bem pontuado, com sabedoria, transparência e acima de tudo qualidade”, argumentou. “Enfim, a confraternização da SPDATA 2011 encerrou o ano com remate feliz”, finalizou o diretor.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ousadia na gestão e investimento em pessoal


                                          I Fórum de Gestão da SPDATA êxito alcançado      


 
O I Fórum de Gestão e Tecnologi@ da Informação, realizado pela SPDATA alcançou o objetivo proposto, uma vez que todos os participantes, gestores administrativos e de tecnologia foram uníssonos em dizer de que para administrar uma instituição de saúde é necessário aplicar regras, rever todo o processo organizacional, passar por mudanças administrativas, trabalhar em conjunto e partir para um desenvolvimento sistemático, tudo isso tem como foco principal as pessoas. Na ocasião foram debatidos diversos temas tais como: Gestão de Pessoas na TI, Gestão de Estoque e Processo de Dispensação, Macroprocessos na Gestão Hospitalar, Gestão de Custos, Gestão Financeira e Planejamento. Participaram do Fórum, a gestora administrativa do Hospital César Leite em Manhuaçu, Ana Lígia de Assis Garcia e Chardson Roberto da Paixão e Marco Antônio Evangelista da Silva; Renato Vasconcelos de Melo, da Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Pará de Minas e Gerente de RH, Luciana de Freitas Lemos; Estevam José da Silva, Santa Casa de Misericórdia de Itajubá e o Gerente de TI, Almir Gonçalves, Welisson Geraldo dos Reis, Gestor de TI, Hospital Nossa Senhora das Dores de Itabira, Eloiza Azalini Coelho, Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço  e o Gerente de TI, Dimas Quirino de Almeida; Cristiane Silva dos Santos, Fundação Hospital Maternidade São Camilo, Aracruz/ES; Sergio Henrique Carvalho, Gerente Operacional; Romilton Gonçalves Dias; responsável pela capacitação profissional da empresa; Gleison Silva, Consultor de BI da SPDATA. De acordo com o diretor da SPDATA, Mário Lonczynski, O I Fórum para Gestores é a realização de um desejo da empresa que no início do ano, lançou o desafio e implantou o programa de capacitação de profissionais. “Temos a convicção de que o caminho para a realização dos objetivos está sendo alcançada, a capacitação dos profissionais que atuam nos processos de gestão, visa o aprimoramento do uso das melhores práticas, assim como a manutenção do zelo e dever da ética profissional”, afirmou. Ainda segundo o diretor, Mário Lonczynski, “a realização do Fórum de debates tem por objetivo despertar os gestores para o uso das melhores práticas de gestão nos processos de TI”, enfatizou. “Diante da atribuição árdua do gestor em dirigir, organizar, planejar e controlar as ações na instituição de saúde, nós da SPDATA temos o importante papel em oferecer a ele todo o subsídio necessário para que possam desempenhar suas atividades com tranquilidade; pois sua função do dia a dia é gerir o negócio em bases sólidas nas informações geradas pelo sistema, visando a otimização dos processos internos na busca de resultados de qualidade com redução de custos”, acrescentou. “Assim, a expectativa da SPDATA é alcançar o objetivo para que o administrador hospitalar possa ser o grande aliados na construção dos processos de TI integrados, com a racionalização de recursos visando planejamento, organização e controles cada vez mais sólidos e consolidados”, afirmou o diretor na abertura do I Fórum de Gestores.

Saber lidar com pessoas
“Saber lidar com as pessoas com quem trabalhamos é a condição primordial, para uma boa gestão hospitalar”, foram às palavras do Gestor de TI do Hosp. Nossa Senhora das Dores de Itabira, Welisson Geraldo dos Reis. “Quando assumi minha função no hospital, passei por um processo difícil, pois o setor de TI passou por mudanças importantes no conceito do processo de gestão da TI, precisei fazer um trabalho de conscientização da importância de uma gestão de TI nos processos de administração do hospital, implantei uma política de acessos ao sistema, internet, para otimizar o tempo das pessoas e fazer com que cada usuário possa focar no objetivo do seu trabalho”, enfatizou. “Para uma boa gestão é necessário vencer barreiras, ter compromisso, investir em capacitação técnica para que os funcionários tenham conhecimento em rotinas hospitalares e conhecimento nas ferramentas, e saibam aplicar com qualidade os ensinamentos adquiridos”, acrescentou.
O mais divino é sedar a dor- Dininum Opus est Sedare Dolorem
Chardson Roberto da Paixão, responsável pela Gestão de Estoque e Controle de Dispensação, apresentou portfólio, demonstrando como deve a organização do setor dentro de um hospital. Para ele assim como é divino sanar a dor, divino também é a organização no setor de estoque de uma instituição de saúde. “Nosso hospital é referência na região, por duas vezes recebemos o prêmio Célio de Castro, por gestão de qualidade, prezamos pela organização de todos os setores, afirmou. Ele acrescentou que  se não puder fazer tudo, faça tudo que puder, em tempo hábil, mas com organização, para facilitar as rotinas hospitalares”, analisou. “A SPDATA teve um papel fundamental na construção dos processos de gestão de suprimentos, para que os objetivos fossem atingidos foi necessário investimentos em obras, equipamentos e principalmente em capacitação de pessoas (sistema e processos)”, concluiu.
Diferencial Competitivo
Segundo o administrador da Irmandade Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, Renato Vasconcelos de Melo, trabalhar em conjunto é extremamente importante para colher resultados duradouros e positivos em qualquer instituição de saúde, pois requer pulso, determinação para gerenciar pessoas e implantar mudanças. “Foi um grande desafio assumir a direção de um grande hospital, pois os problemas existem e precisam ser sanados de uma vez, para que não se repitam, é necessário observar a causa e efeito de determinado problema e colocar um ponto final”, enfatizou. “Definitivamente não existe possibilidade de desenvolvimento em qualquer setor, seja radical ou gradativo se não houver mudanças” argumentou.

 Viver o sonho da empresa
Para o gestor da Santa Casa de Itajubá, Estevam José da Silva, administrar a causa pública é sempre preocupante, há 08 anos à frente da Santa Casa, ele vê que o investimento público é muito pouco, mas o maior problema é de gestão administrativa. “Acredito que o diferencial todo está na forma de gestão com pessoas, na forma participativa dos funcionários dentro do contexto, na gestão administrativa, devemos exercer juntos o sonho da empresa, para que alcancemos resultados positivos”, enfatizou.   
Visão crítica ao conhecimento contábil
A contadora Cristiane Silva dos Santos, Gestora de Custos Hospitalares, Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço, fez uma exposição sobre todos os processos de gestão de custos do hospital. Segundo ela “o setor de custos funciona bem quando todos os outros colaboram com informações corretas para subsidiar o gestor na tomada de decisões e aplicações dos recursos”, informou.  “No início quando assumi a missão de implantar a gestão de custos no hospital foi difícil, mas com o tempo as pessoas foram percebendo a importância do processo no dia a dia da instituição, com informação vamos driblar os desafios e matar um leão por dia, para que possamos prestar um serviço social de qualidade aos pacientes”, destacou. Para o diretor da SPADATA, Mário Lonczynski, a visão dos gestores das ferramentas de custos ainda está em ritmo lento, gradativo, embora todos saibam que é essencial na tomada de decisões. “Sou um apaixonado pela área de gestão de custos hospitalares, o profissional do setor deve aliar a visão estratégica ao conhecimento contábil. É ele quem monitora, e gerencia os custos de uma instituição de saúde, afim de que esta possa oferecer serviços de qualidade com menor custo, até por que os recursos são escassos”, acrescentou o diretor.
Todo dia é dia de mudanças, é preciso ousar.
A administradora da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Adriana Claro França, falou sobre a Gestão Financeira e Planejamento de uma instituição de saúde. Ousar, reformular, organizar e principalmente ser um apaixonado pela causa nobre que é a saúde, são os quesitos necessários para uma boa administração numa instituição de saúde. “Administrar é antes de tudo compreender a filosofia da empresa, investir em pessoas, em materiais, ter gestão de qualidade, para que possamos medir a satisfação do pessoal interno e paciente”, disse. “Sou uma administradora apaixonada pelo que faço, coloco meu coração para analisar as demandas do dia a dia; mas procuro tomar as decisões pautadas em dados concretos, e assim me apoio nas ferramentas que uso; pois lidamos com pessoas fragilizadas, que procuram as instituições de saúde para cura de seus males” citou. “A missão maior da Santa Casa de Barbacena é prestar serviço de qualidade e assistência aos pacientes, sempre inovando, mudando, ousando”, acrescentou.
Fazer com paixão, decidir com a razão.
“O caminho é longo para percorrer, nós da SPDATA queremos os clientes/parceiros permaneçam ao nosso lado, para crescermos juntos nessa missão que é administrar uma instituição de saúde; pois requer de todos nós, aprimorar o conhecimento, empreender para a excelência, viver com paixão, decidir com a razão”, finalizou Mário Lonczynski.