O programa de Capacitação Profissional iniciou o mês de março de 2012, com o curso para Gestores de TI na sede da empresa em Contagem. Durante uma semana, os profissionais de diversas localidades das instituições de saúde, se reuniram para aprimoramento da metodologia da SPDATA e para aplicarem na prática as ferramentas existentes no software de gestão de saúde. O conteúdo programático do curso se dividiu entre: banco de dados Firebird; Sistema SGH®; Macroprocesso Hospitalar; Integração do Sistema SGH®; Gerador de Relatórios; o curso apresentou novas soluções aos participantes, Business Intelligence – BI; Painel Eletrônico de Senhas; PACS - Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens; SAC Mobile (Pesquisa de satisfação). Para o diretor da empresa, Mário Lonczynski, o programa de capacitação da SPDATA, tem um objetivo muito importante, além de levar conhecimento técnico aos gestores do nosso software. “ O objetivo principal deste curso com os Gestores de TI é treiná-los para que possam ter a mesma condição técnica de resolver os problemas do dia a dia, igual a um técnico da SPDATA,dentro de cada unidade de saúde que trabalham”, afirmou Mário, na abertura do programa de Capacitação Profissional. “Nossa maior ansiedade é de que saiam deste encontro, deste curso de aperfeiçoamento com conhecimento adquirido, para que as tomadas de decisões dos gestores hospitalares sejam baseadas em informações precisas fornecidas pelos Gestores de TI”, acrescentou. “Vocês tem a responsabilidade, a visão e o diferencial que toda instituição de saúde necessita, fazer com o que sistema funcione, que os processos sejam automatizados, fazer o intercâmbio entre os setores, evitar erros e retrabalho e oferecer informações com qualidade, permitindo assim uma gestão de macroprocessos”, destacou o diretor.
Visão de macroprocesso
De acordo com o responsável pelos cursos de Capacitação Profissional da SPDATA, Romilton Gonçalves Dias, o objetivo principal dos cursos oferecidos pela empresa é oferecer meios para que os Gestores de TI tenham conhecimento para se transformarem num novo profissional. “ Aplicamos meios e oferecemos a oportunidade através dos cursos de capacitação, para que o profissional de TI tenha uma visão ampla da instituição onde trabalha, pois seu setor integra todos os outros”, afirmou. “ O Gestor de TI tem uma visão ampla de como funciona toda a estrutura de um hospital, nossa missão é transformar o técnico num gestor que contribui na tomada de decisões”, acrescentou.
Mulheres dominam mercado de TI
“As mulheres estão dominando o mercado de Tecnologia da Informação, pois conseguem ampliar a tomada de decisão no setor, e fazer tudo ao mesmo tempo”, com esta frase a Gestora de TI, da Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, Naiara Cristina Moraes, falou sobre a importância de participar de um curso na empresa. “É bastante interessante participar do curso de capacitação, pois para mim o sistema é novo, haja vista, que assumi recentemente o cargo de gestora de TI, com certeza é um grande investimento profissional”, argumentou. “O Gestor de TI de qualquer instituição de saúde tem um papel muito importante, pois fornece informações precisas e atualizadas, com estatísticas, permitindo maior agilidade dos gestores hospitalares na condução de uma instituição de saúde”, pontuou.
Compartilhar conhecimento
Para Fabiano da Costa Muniz, Coordenador de TI, do Hospital do Amparo/RJ, o aprendizado nos cursos oferecidos pela SPDATA é válido. “Atualizar e ter a oportunidade de compartilhar conhecimento com os outros coordenadores de TI das diversas instituições presentes neste curso de capacitação, é uma grande oportunidade. Aqui aprendemos na prática com facilidade, agilidade além de amplia o leque de conhecimento com o conteúdo programático”, citou. Segundo Leonardo Reis, Gestor de TI da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica de Angra dos Reis, os cursos de capacitação oferecidos pela parceria SPDATA é uma oportunidade de crescimento. “ Tenho prazer em participar dos cursos que a empresa oferece, é uma oportunidade de crescimento profissional, onde os gestores de TI reunidos dividem na prática o conhecimento de novas soluções e avanços de outras soluções”, citou.
O Gestor de TI é peça fundamental numa Instituição de Saúde
O Gestor de TI, do Monte Tabor Centro Ítalo Brasileiro de Porto Seguro, Davi Reinel Silva, afirmou que o Gestor de TI de uma instituição de saúde é peça fundamental, para a tomada de decisões na gestão hospitalar. “A importância do setor é por que somos o elo de todos os setores dentro da instituição, temos domínio sobre as informações atualizadas, o que permite agilidade e facilidade na gestão hospitalar”, argumentou. “Participar deste curso de capacitação profissional permite aprimorar o conhecimento das novas soluções desenvolvidas, é gratificante”, finalizou.