Hospital Sagrada Família
São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a primeira capital do Brasil (1549 a 1763), a capital baiana é a cidade mais festeira do país. Os ritmos, batuques, calor, praia e o povo traduzem o significa real do município mais populoso do Nordeste, a terceira cidade mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina. Salvador é o centro da cultura afro-brasileira, a maior parte da população é negra ou parda. E o carnaval, a maior festa de rua no mundo é realizada em Salvador, os foliões soteropolitanos, os brasileiros se juntam aos estrangeiros, num só ritmo, num só batuque e sempre atrás do trio elétrico. Os cantores de axé e grupos culturais animam a multidão nos espaços destinados a pular e festejar o carnaval. Em 2012, há poucos dias atrás, o mundo acompanhou a alegria irreverente e contagiante daquele povo que sabe fazer o maior carnaval de rua do mundo.
Em Salvador, as belas praias e o elevador Lacerda fazem parte do cenário paradisíaco, neste panorama está localizado o Hospital da Sagrada Família, HSF, uma instituição filantrópica, ligada a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que tem como base de trabalho, a eficiência, agilidade, sempre com atenção a assistência integrada à saúde. Para Mário Lonczynski, diretor da SPDATA, "a parceria firmada com o Hospital Sagrada Família, aconteceu em 2000, e desde então o trabalho tem se intensificado devido a visão empreendedora do administrador, que com a equipe de profissionais altamente qualificada, presta serviços de qualidade com agilidade aos pacientes e, além disso, mantém vivo o trabalho social iniciado pela fundadora, Irmã Maria Clara, que prezava assistência aos mais humildes, sempre com o lema: levar o bem onde houver o bem a fazer", afirmou. “Nestes 12 anos de parceria promissora, aprendemos muito com a equipe do hospital, a estrutura, a integração e automação com que é conduzida a administração do hospital, gera conforto nos serviços prestados a instituição”, disse. "Aproveito para agradecer a equipe de Tecnologia da Informação, por prestarem um serviço de qualidade ao hospital e por serem zelosos e atualizados com nossas soluções, nossa parceria é duradoura, graças a atenção dos profissionais, que aliam a técnica ao conhecimento humanizado de acordo com os serviços de cunho social desta grande e importante instituição de saúde do Estado da Bahia”, destacou.
SPDATA In Revista: Relate um pouco a história do hospital, desde sua fundação em 1943?
oão Pazian- Diretor Administrativo: O Hospital da Sagrada Família tem 69 anos de tradição de bons serviços prestados à comunidade baiana. Fundado em 21 de novembro de 1943, o Hospital foi doado à Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), simbolizando a gratidão de Dona Almerinda Catharino às Irmãs pelos cuidados dedicados à recuperação da saúde da sua filha, Maria Alice. Inicialmente apenas como maternidade com apenas 15 leitos para os pacientes carentes, o Sagrada Família cresceu significativamente: hoje são mais de 160 leitos e uma estrutura completa e moderna. Ao longo de sua existência, o Sagrada Família vem atuando sob o carisma da hospitalidade da CONFHIC. “Levar o bem onde houver o bem a fazer” é o lema da fundadora da Congregação, Madre Maria Clara do Menino Jesus, em processo de canonização na Igreja Católica e reconhecida ano passado como beata pelo Papa Bento XVI.O Hospital da Sagrada Família concilia a evolução tecnológica e científica com a preocupação em prestar um atendimento holístico, voltado para a saúde da pessoa de forma integral. O Hospital tem uma gestão eficiente e profissional, que valoriza a parceria e os recursos humanos, possibilitando a oferta de serviços inovadores e de qualidade. SPDATA In Revista: Qual a importância de aplicar tecnologia no setor hospitalar?
João Pazian- Diretor da HSF: A tecnologia de informação na área hospitalar é uma área estratégica, indispensável para o profissionalismo da gestão, pois propicia melhor gerenciamento e visão integral dos fluxos e processos. A informatização contribui para o desenvolvimento do trabalho médico e hospitalar, colaborando para a otimização do tempo, a eliminação de desperdício, o combate à duplicidade de tarefas, o controle de estoque, o agendamento de serviços, e o controle de documentos em geral, o que reflete na qualidade dos serviços prestados.
SPDATA In Revista: O Hospital está sempre investindo em novas tecnologias, qual sua visão sobre os produtos e soluções adquiridas da SPDATA?
João Pazian- Diretor da HSF: Os produtos e tecnologias da SPDATA apresentam eficácia na integração dos fluxos e rotinas internas, com a consolidação de uma base de dados, consistentes e integrados entre os setores. Dispomos de um conjunto satisfatório de ferramentas e recursos para melhor gerenciamento de informações. Esta base de dados organizada subsidia a tomada de decisões dos gestores e otimiza as atividades de rotina e o processo de gestão hospitalar. Na operacionalização e suporte ao sistema, contamos com a eficiência da SAATEH, empresa que vem provendo as nossas necessidades na área de tecnologia de informação, com expertise em âmbito hospitalar. A SAATEH tem uma equipe experiente e qualificada, sempre apta a resolver as demandas e promover os ajustes necessários, o que reforça o êxito da aplicabilidade do sistema da SPDATA.
SPDATA In Revista: O lema da fundadora, Madre Maria Clara, era levar o bem onde houver o bem a fazer. Ela ficou conhecida como “Mãe dos Pobres”. Como é ser gestor desta grande instituição de saúde nos dias atuais?
João Pazian- Diretor do HSF: O Hospital da Sagrada Família é a única instituição hospitalar própria no Brasil da secular da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição – CONFHIC, cuja atuação se norteia pelo carisma da hospitalidade e pelo lema franciscano de paz e bem. Nossa missão é promover um atendimento de saúde digno e de qualidade a todos os que nos procuram. É um desafio constante fortalecer o perfil filantrópico da instituição, somado à própria complexidade da gestão de uma estrutura hospitalar. O Hospital vem vivenciando um processo de crescimento gradual, com reforço em parcerias estratégicas que permitem a manutenção de núcleos e serviços assistenciais de ponta. Por outro lado, mantemos um projeto social de amplo alcance, com uma unidade instalada de atendimento pré-natal gratuito, que proporciona acompanhamento integral às gestantes de baixa renda. São centenas de mulheres que tem assistência obstétrica e nutricional, com encaminhamento para o parto pelo SUS em nosso hospital. Uma obra que supre uma lacuna na região da Cidade Baixa e Subúrbio Ferroviário, onde há grande carência de serviços desta natureza.
SPDATA In Revista: Quais os planos de investimento para 2012?João Pazian- Diretor do HSF: Ao longo dos últimos anos, a instituição vem experimentando uma contínua modernização, com o advento de uma gestão baseada no profissionalismo, na ação parceira e na valorização dos recursos humanos. É com base no crescimento sustentável que focamos nosso planejamento voltado à consolidação de serviços em áreas estratégicas, sobretudo no atendimento cirúrgico, ambulatorial e diagnóstico por imagem. Além disso, estamos incrementando a infraestrutura do nosso serviço de emergência, hoje focado em atendimento cardiovascular, para possibilitar uma cobertura mais ampla aos casos graves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário